18 março, 2011

ESTUDOS BIBLICOS

 
 Jesus, Davi & Jesus

 Vamos nesse estudo traçar um paralelo entre o Rei Davi e Jesus o Rei dos Reis.

Começamos pelo local de nascimento: ambos nasceram em Belém de Judá.

De Davi:

Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. (1 Samuel 16:1)

Ora, Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul este homem era já velho e avançado em idade entre os homens. (2 Samuel 17:12).

De Jesus:

Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:

Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.(Mateus 2:1-2)

Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.(Lucas 2:4-7).

Ambos foram rejeitados pelos irmãos:

De Davi:

Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.(1 Samuel 17:28)

De Jesus :

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.(João 1:11)

Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.

Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.

Pois nem seus irmãos criam nele.(João 7:3-5)

Ambos deveriam reinar em Israel, mas não de imediato.

Davi depois de ungido não foi proclamado rei, ele próprio não quis tomar o reinado de Saul, aguardou pela morte deste.

Sucedeu depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe. Ainda perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom.

Subiu, pois, Davi para lá, e também as suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, que fora mulher de Nabal, e carmelita.

Davi fez subir também os homens que estavam com ele, cada um com sua família; e habitaram nas cidades de Hebrom.

Então vieram os homens de Judá, e ali ungiram Davi rei sobre a casa de Judá.(2 Samuel 2:1-4)

De maneira semelhante o Senhor Jesus não se assentou no trono em Sua primeira vinda, foi rejeitado, mas voltará para reinar.

Pilatos, pois, tornou a entrar no pretório, chamou a Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus?

Respondeu Jesus: Dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?

Replicou Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim; que fizeste?

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.

Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. (João 18:33-37).

No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19:16).
Davi era pastor:

Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. (1 Samuel 16:11).

Jesus é o Bom Pastor:

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, (João 10:14).

Ambos eram ungidos de Deus:

Davi:

Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá. (1 Samuel 16:13).

Jesus:

Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. (Daniel 9:24-25).

Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; (Atos 4:27).

Ambos agradavam a Deus:

Davi:

E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.(Atos 13:22).

Jesus:

Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.(Lucas 3:21-22).

Davi e o povo de Israel foram provocados por Golias durante 40 dias, o Senhor Jesus foi tentado por Satanás .

Davi:

Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.(1 Samuel 17:16).

Jesus:

Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.(Lucas 4:1-2).

Tanto Davi como Jesus tinham prazer em satisfazer a Deus.

Davi:

Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata.

As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os teus mandamentos.

Os que te temem me verão e se alegrarão, porque tenho esperado na tua palavra.

Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste.

Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.

Venham sobre mim as tuas ternas misericórdias, para que eu viva, pois a tua lei é o meu deleite. (Salmo 119:71-77)

Seja perfeito o meu coração nos teus estatutos, para que eu não seja envergonhado. (Salmo 119:80)

Jesus:

dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:42)

Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. (João 4:34)

Ambos são profetas:

Davi:

Muitas profecias, sobre o Messias, dentre elas os Salmos 22: 69, etc

Jesus:

Muitas profecias, sobre os tempos do fim, destruição do Templo, etc, Lucas 20:6-21 e Lucas 22

Davi: homem poderoso e forte nas mas do Senhor:

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.

O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.(1 Samuel 17:34-37)

Jesus o Todo-Poderoso

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6).

Tanto Davi como Jesus buscam os humildes.

Davi:

Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele.

Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (1 Samuel 22:2).

Jesus:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, (Lucas 4:18).

Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.

Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;(1 Coríntios 1:26-28).

Ambos sofreram atentados contra a vida para que não reinassem:

Davi:

Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não deseja dote, senão cem prepúcios de filisteus, para que seja vingado dos seus inimigos. Porquanto Saul tentava fazer Davi cair pela mão dos filisteus (1 Samuel 18:25).

No dia seguinte o espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, que começou a profetizar no meio da casa; e Davi tocava a harpa, como nos outros dias. Saul tinha na mão uma lança.

E Saul arremessou a lança, dizendo consigo: Encravarei a Davi na parede. Davi, porém, desviou-se dele por duas vezes.(1 Samuel 18:10-11).

Jesus:

28 Todos os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira.

29 e, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para dali o precipitarem.(Lucas 4:28-29).
Ambos se despojaram do poder para vencer seus inimigos:

Davi:

Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu. (1 Samuel 17:39-40).

Jesus:

Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8).

e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma
cruz.(Colossenses 2:15)

Davi repreende a Mical, sua esposa e Jesus repreende a Sua Igreja.

Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer.

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar

Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.

E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte. (2 Samuel 6:20-23)

Nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse o Senhor Jesus repreende as Igrejas.

Davi começou a reinar sobre Israel aos 30 anos e Jesus começou Seu ministério aos 30 anos

Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.(1 Samuel 5:4)

Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli;(Lucas 3:23).

Para finalizar, Davi trouxe de volta a Arca da Aliança.

Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta
sobre os querubins.

Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. (2 Samuel 6:2,12).

Jesus nos mostrará na Sua volta a Arca da Aliança.

dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.

Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a
grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada. (Apocalipse 11:17-19).

Tanto Davi quando voltou para reinar como Jesus na Sua segunda vinda conquistam Sião.

Depois partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus, que habitavam naquela terra, os quais disseram a Davi: Não entrarás aqui; os cegos e es coxos te repelirão; querendo dizer: Davi de maneira alguma entrará aqui.

Todavia Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.(2 Samuel 5:6-7)

Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos;(Hebreus 12:22).

E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.(Apocalipse 14:1).
Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre o seu email

Baixar Filmes

Cadastre o seu email abaixo e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu email

Escreva seu Email: